Você sabe reconhecer o seu desejo?
- Natália Tayota
- 26 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de ago. de 2024

Qual a sua relação com o desejo? Saber o que se quer e o que se deseja, muitas vezes, pode ser motivo de angústia e conflitos na vida. Nem tudo o que se quer, é o que se deseja; e nem tudo o que se deseja, é o que se quer. Por exemplo, posso dizer, "quero ser feliz", porque querer ser feliz é de ordem consciente e socialmente esperado. No entanto, eu posso inconscientemente não desejar ou me impedir de ser feliz por diversos motivos, o que pode levar a uma sensação de insatisfação. Perguntas como "Por que não sou feliz?" ou "O que me impede de acessar meu desejo de ser feliz?" podem revelar tensões entre o desejo consciente e inconsciente. O que você ganha ao ser infeliz?
Lacan utilizou a expressão em italiano "che vuoi?" (O que você quer?) para explorar e compreender a lacuna existente entre a pergunta e a resposta. O não-saber e a falta de uma resposta clara pode oferecer pistas sobre desejos inconscientes e motivações ocultas. Qual o verdadeiro motivo de você falar que quer ser feliz, mas não desejar ser feliz? O desejo de felicidade pode, por exemplo, estar ligado às expectativas sociais e parentais. Desejam que você seja feliz, então a partir do desejo dos outros, você pode reconhecer o que deseja para alcançar a felicidade. O desejo do sujeito, muitas vezes, responde aos desejos dos outros que esperam que ele seja feliz. Mas o que é ser feliz pra você?
A formulação sobre o nosso desejo se articula com as expectativas da sociedade ou das figuras parentais que internalizamos em nosso mundo interno. Para Lacan, o desejo de reconhecimento está intimamente relacionado ao reconhecimento do desejo. Você deseja ser reconhecido em quê? Quer ser reconhecido como alguém famoso? Famoso por quê? Como um líder inspirador? Você quer inspirar o quê? Responder a essas perguntas pode te ajudar a entender e a reconhecer seu próprio desejo. Se o desejo é ser reconhecido como alguém feliz, então reconhecer esse desejo pode ajudar a pensar sobre o que é a felicidade e como alcançá-la. A partir do reconhecimento do desejo, cada sujeito pode produzir sentido sobre o que é ser feliz para si.
Fazer análise é, frequentemente, se reconhecer como ser faltante e que não tem respostas prontas para todas as questões da existência. Reconhecer a falta é entrar em contato com o seu desejo. Se nada falta, então como é que se deseja? Se o desejo está sempre na falta, o que falta pra você?
Para agendar um horário, envie uma mensagem no WhatsApp 11 99782-9459
"Onde queres descanso, sou desejo
E onde sou só desejo, queres não
E onde não queres nada, nada falta
E onde voas bem alto, eu sou o chão"
Comments