"AW-16685530642": { "groups": "default" }
top of page

Sessões de psicanálise: como saber se preciso de um/a analista?

  • Foto do escritor: Natália Tayota
    Natália Tayota
  • 13 de ago. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 8 de set. de 2024


uma mulher escutando uma concha, fazer psicanálise é um convite a se escutar
Qual é a hora de se escutar?

Quando é hora de fazer análise? 


A hora de buscar uma análise é quando a vida incomoda. Pode ser em momentos de turbulências, de travessias ou, o oposto disso, quando a vida tá parada e sem movimento e direção. As motivações sobre a busca são variadas. Você pode precisar buscar uma análise quando vai se mudar de país ou quando já mudou e começou a ter conflitos sobre o ser migrante; quando quer fazer transição de carreira e não entende porque não consegue sair do seu emprego; quando tem padrões de relações que causam sofrimento; em situações de violências; quando tem conflitos familiares ou de identidade; quando não sabe o que quer fazer da vida; quando sente angústia ou ansiedade demais e tem outros sintomas físicos e psíquicos.


Pra que serve uma análise?  


Uma análise serve para construir um percurso narrativo e investigar a causa daquilo que você se queixa. Por meio da palavra, você pode reconstruir a sua experiência de vida e descobrir sobre o que os seus sintomas falam e como eles te afetam. Ao produzir um saber e um sentido para o seu sofrimento psíquico, você desloca e transforma seus afetos a partir da análise da linguagem do inconsciente, que aparece em tropeços de fala, atos-falhos, lapsos, sonhos, chistes e também nas mensagens cifradas que aparecem no corpo.


Seu sintoma é uma mensagem inconsciente a ser decifrada, e a psicanálise é a possibilidade de fazer com que as palavras sejam interpretadas e encontrem o seu devido lugar para simbolizar as lacunas da existência e buscar a sua singularidade enquanto sujeito diante da vida.


A psicanálise é pra você?


A #psicanálise é para todos/as! Para todos que se perguntam, que querem problematizar a existência e buscar resolver a raiz dos seus problemas. E para resolver nossas questões existenciais, não bastam as perguntas que a gente faz pro Google para tentar descobrir o "como" das coisas, por exemplo “como ser menos ansioso”, “como parar de procrastinar”, "como superar a depressão", como isso e como aquilo. Seguir um check list pode até diminuir sua ansiedade, mas você sabe por que tá ansioso?


A sessão de psicanálise é o lugar para descobrir os porquês das coisas e como resolver a questão que está por detrás do sintoma e daquilo que você reclama do outro ou de si mesmo. Ao entrar em contato com as nossas contradições, ambivalências e enigmas, produzimos subjetividade para encontrar nossa singularidade e dialogar com as nossas incertezas, questionar as certezas absolutas e os discursos sociais que a gente compra sem nem pensar. Se você quer se investigar e descobrir outras rotas pra sua vida, a psicanálise é pra você!


Começar um processo terapêutico, pode te ajudar em várias áreas da vida. Para agendar sua primeira sessão de análise, envie uma mensagem no WhatsApp 11 99782-9459


"As gaiolas são o lugar onde as certezas moram"

"Somos assim. Sonhamos o voo, mas tememos as alturas. Para voar é preciso amar o vazio. Porque o voo só acontece se houver o vazio. O vazio é o espaço da liberdade, a ausência de certezas. Os homens querem voar, mas temem o vazio. Não podem viver sem certezas. Por isso trocam o voo por gaiolas. As gaiolas são o lugar onde as certezas moram. É um engano pensar que os homens seriam livres se pudessem, que eles não são livres porque um estranho os engaiolou, que se as portas das gaiolas estivessem abertas eles voariam. A verdade é o oposto. Os homens preferem as gaiolas ao voo. São eles mesmos que constroem as gaiolas onde passarão as suas vidas". Rubem Alves


pássaro preso na gaiola, a psicanálise busca a liberdade
Você sabe ser livre?





 
 
 

Comentarios


bottom of page