A psicanálise é uma terapia? Diferenças e semelhanças entre fazer análise e fazer terapia
- Natália Tayota
- 5 de set. de 2024
- 2 min de leitura

Essa é uma pergunta muito comum! Fazer análise ou terapia não é a mesma coisa? É e não é. As duas trazem efeitos terapêuticos positivos na vida de uma pessoa. No entanto, a psicanálise é uma terapêutica, mas, por definição conceitual e de método, não é uma terapia. Ambas são por meio da fala, só que na técnica psicanalítica, o objeto de estudo é o inconsciente. O trabalho é investigar mais profundamente a raiz de um sintoma, que pode estar ligado a um evento traumático infantil ou a histórias e palavras que foram ditas a você na infância.
Na terapia convencional, o foco é tratar o sintoma e não a raiz dele. E a abordagem pode ser mais prática, focada em objetivos específicos e resolução de problemas, como mudar padrão de pensamento e comportamento. Se comportar é de ordem consciente, então a terapia é um tipo de tratamento mais sugestivo e orientativo, mais superficial, enquanto a psicanálise é mais focada em explorar a profundidade de um problema para encontrar entendimento a padrões repetitivos e a enigmas da sua própria história. Entender o que está oculto em você pode levar a resolução do problema, porque quando você consegue acessar uma memória e elaborar outro significado, sentido e o entendimento para o que te aconteceu, você pode mudar o modo de relação com o problema e com os efeitos que ele traz.

O tempo de tratamento entre terapia e análise pode ser diferente. A terapia convencional pode durar menos tempo porque é focada em objetivos práticos. Já o tratamento psicanalítico pode durar mais tempo porque vai focar em analisar as raízes de conflitos internos, as relações familiares, as experiências infantis e demais eventos que podem estar se desdobrando em sintomas atuais que atrapalham a sua vida e as suas relações. Na análise, o sujeito é menos paciente e mais ativo no processo de se investigar e descobrir sua singularidade, além das normas sociais.

Por fim, para pensar de um jeito mais simbólico, é como se a terapia fosse uma viagem de roteiro pronto e formatado para você o seguir. O fazer análise é quando você é um viajante que monta o seu próprio roteiro e vai descobrindo lados ocultos e não programados do destino. Os processos terapêuticos podem mudar a direção da vida. E você, deseja um novo sentido para a sua história?
Se você se identifica com a proposta de tratamento da #psicanálise, me envie uma mensagem pelo WhatsApp 11 99782-9459.
Comments